Aplicativo Meu TIM
Aplicativo Meu TIM
Promoções, Saldo, Recarga, Informações de Contas. Baixe agora no seu dispositivo.
Baixe agora
Abrir/Baixar
o Aplicativo

Pular para o conteúdo [1]
ESCOLHA SUA REGIÃO VOCÊ ESTÁ EM:

Cobertura TIM

Assuntos

 

Cobertura TIM

  • Como posso saber se determinada localidade é coberta?

    Você pode fazer essa consulta no site Portas Abertas , mas, se ainda tiver dúvidas, envie um SMS gratuito para 2378 com seu CEP.

  • O modelo do meu aparelho pode influenciar na qualidade dos serviços de voz e dados?

    Todos os aparelhos homologados pela Anatel (órgão regulador das telecomunicações no Brasil) devem funcionar do mesmo modo, não influenciando na qualidade do sinal. Porém é necessário verificar se a frequência que seu aparelho aceita é compatível com a da rede da TIM (2100 MHz e 850 MHz).

  • Por que às vezes não consigo obter sinal no meu celular quando outros clientes da mesma operadora que estão no mesmo lugar conseguem?

    Geralmente isso não deve acontecer. No entanto, os telefones móveis precisam captar os sinais de uma antena, por isso uma pequena mudança na posição pode afetar essa recepção. É um pouco parecido com seu rádio portátil em casa, em que uma pequena mudança na localização pode afetar o sinal e tornar mais difícil ouvir o que está sendo falado. E ainda pode ser que o telefone tenha uma falha.

  • O que é Cobertura Móvel?

    Esse termo se refere ao sinal de telefonia móvel (e este pode ser 2G e/ou 3G). Assim, os locais em que há cobertura são as áreas atendidas com o sinal de telefonia móvel (tecnologia 2G e/ou 3G).

  • Por que meu telefone às vezes desliga durante uma chamada? E por que está tudo ok quando eu ligo de volta?

    Às vezes, quando está falando e se movendo simultaneamente, você pode deixar a faixa de uma antena e mudar para outra. Isso é normal e acontece geralmente sem problemas. Mas, em algumas ocasiões, o sinal se perde durante a transição de uma antena para outra, de modo que a chamada possa ser desligada. Quando você fizer novamente a chamada, estará conectado a outra antena que está em seu alcance e o sinal será normalizado novamente.

  • Por que às vezes tenho dificuldade para fazer uma chamada ou enviar e-mails de um local fechado, como shopping ou túnel, e pessoas que possuem outras redes não?

    Conseguir sinal em todos os lugares é difícil para todas as redes móveis. As construções modernas, por exemplo, possuem janelas solares que têm uma película de metal (espelhada), que pode reduzir a quantidade de sinal no ambiente interno. Como diferentes operadoras estão construindo suas antenas em locais diferentes, isso pode significar que a cobertura tem chances de variar ao longo das áreas.

  • O que é tecnologia 2G?

    É a segunda geração de telefonia móvel. Essa tecnologia marca a transição entre o celular analógico e o digital, permitindo o uso de outros serviços, como o envio de mensagens de texto (SMS) e capacidade para transmissão de dados entre dispositivos.

  • O que é tecnologia 3G?

    É o mesmo que terceira geração de telefonia móvel. Permite realizar videochamadas e é mais rápida que 2G para uso de dados. Por isso, essa tecnologia é perfeita para navegar na internet, tuitar e acessar o Facebook.

  • Qual a diferença entre cobertura e qualidade de rede?

    Cobertura de rede corresponde à área onde potencialmente temos sinal, de acordo com a distribuição geográfica de nossas antenas. Qualidade de rede diz respeito à disponibilidade de uso desse sinal. A qualidade do sinal depende de alguns fatores, como condições naturais (morros, por exemplo) e físicas (construções com paredes muito grossas, em que o sinal da transmissão tem dificuldade de passar, ou prédios espelhados, onde o sinal é refletido), entre outros.

  • Posso não ter cobertura em minha casa e meu município ser considerado coberto?

    De acordo com a regulamentação, um município é considerado atendido quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede possui cobertura. Portanto, mesmo nestes municípios, é possível haver áreas sem cobertura da rede móvel.

  • Por que o sinal do meu celular oscila quando estou em áreas de água, como mar e lagoas, mas o mapa mostra que esses locais têm cobertura?

    Por se tratarem de superfícies espelhadas, sem obstáculo, as áreas de água refletem os sinais de diferentes antenas do continente. Ao visualizar no mapa – representação de um modelo teórico –, estas áreas aparentam ter uma cobertura mais forte e ampla do que realmente têm. Devido a isso, não é possível garantir a intensidade do sinal no aparelho.

TIM NA REDE: