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Canal de Denúncias

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Canal de Denúncias

  • QUAIS ASSUNTOS O CANAL DE DENÚNCIAS ABRANGE?

    O Canal de Denúncias do Grupo TIM está disponível para tratativa de todos os assuntos relacionados à atos de corrupção, fraudes, assédio moral e sexual, impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil em geral, assuntos de auditoria e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, meio ambiente e direitos humanos.

  • QUEM PODE UTILIZAR O CANAL DE DENÚNCIAS?

    O Canal está disponibilizado para os públicos internos e externos com os quais a empresa se relaciona, a saber: colaboradores, acionistas/investidores, administradores, clientes, fornecedores/parceiros, Governo, comunidade, sociedade civil organizada e outras partes interessadas.

  • QUAIS OS MEIOS DISPONÍVEIS PARA EFETUARMOS UMA DENÚNCIA?

    As denúncias podem ser registradas através da intranet ou no site da Empresa, através do link Relações com Investidores.

  • É POSSÍVEL COMUNICAR MINHA PREOCUPAÇÃO DE MODO ANÔNIMO E SEGURO?

    Os funcionários e colaboradores que registrarem denúncias não serão identificados em hipótese alguma, tanto pela Intranet quanto pela Internet. O anonimato e o sigilo estarão sempre garantidos, confirmando-se ou não as denúncias apontadas. Não há o registro dos IP's dos computadores dos usuários do sistema via Internet.

  • QUAIS LEGISLAÇÕES/COMPROMISSOS CORPORATIVOS SÃO OBSERVADOS PELO CANAL DE DENÚNCIAS?

    O Canal de Denúncias é um canal de comunicação específico e oficial das empresas componentes do Grupo TIM no Brasil, para que os públicos interno e externo compartilhem denúncias sobre eventos de corrupção, fraude, assédio moral e sexual, possíveis irregularidades ou impropriedades contábeis ou quaisquer outras questões de natureza contábil, assuntos de auditoria e aqueles relacionados a controles internos, normas, políticas, ética, direitos humanos e meio ambiente Este espaço foi criado para fortalecer as bases de governança corporativa por meio da transparência, bem como observar:

    A legislação dos Estados Unidos da América, Sarbanes- Oxley Act/2002, à qual a TIM Participações S.A. está sujeita como uma empresa registrada na Securities and Exchange Commission – SEC, com ações listadas através de um programa de ADR na Bolsa de Valores de New York (NYSE).

    A Instrução CVM 509 que regula as atividades do Comitê de Auditoria Estatutário, estabelecendo a necessidade de um canal para recebimento de denúncias.

    As normas internacionais de anticorrupção (FCPA); e, A Lei de Anticorrupção Brasileira (Lei no. 12.846/2013), regulamentada pelo Decreto no. 8.420/2015.

  • QUEM É O RESPONSÁVEL POR GERENCIAR AS DENÚNCIAS?

    O recebimento das denúncias ocorre pela Auditoria Interna que irá deliberar individualmente sobre cada caso, procedendo com a apuração minuciosa das informações em cada processo recebido.

    Se necessário, seguirá com o encaminhamento à função competente até a conclusão de cada caso.

  • O DENUNCIANTE ESTÁ SUJEITO À ALGUM TIPO DE RETALIAÇÃO / PUNIÇÃO POR TER EFETUADO ALGUMA DENÚNCIA?

    Não. Pelo contrário. O grupo TIM não tolera qualquer tipo de ameaça ou retaliação contra pessoa por ter suscitado preocupação em boa-fé. O objetivo do Canal de Denúncias é facilitar a identificação de irregularidades que possam existir no grupo TIM, que estejam em desacordo com as leis, normas éticas e de condutas. A denúncia de suspeita de uma conduta imprópria em boa-fé não resultará em qualquer ação negativa contra si (como, por exemplo, assédio ou perda de benefícios). Esta proteção também abrange qualquer pessoa que forneça informações ou que coopere numa investigação subsequente.

  • EM ALGUM MOMENTO, É POSSÍVEL QUE A IDENTIDADE DO DENUNCIANTE POSSA SER REVELADA?

    Caso o denunciante tenha se identificado no momento do envio da denúncia e o processo de apuração necessite de levantamento de mais detalhes, caso o denunciante concorde em ajudar na apuração dos fatos, ele poderá ser envolvido.

    Se tiver pedido à nossa Empresa para não revelar a sua identidade, não iremos fazê-lo. A única exceção é se formos exigidos por lei a fazê-lo ou se envolver um interesse público importante.

  • QUANDO A DENÚNCIA É REALIZADA É ENTREGUE ALGUM PROTOCOLO?

    Sim. Quando a denúncia é finalizada com sucesso, é entregue automaticamente para o denunciante um número de protocolo.

  • O QUE SE PODE ESPERAR DEPOIS DO REGISTRO DA DENÚNCIA?

    A TIM analisa todas as denúncias de possíveis condutas impróprias com muita seriedade. Todas as investigações serão realizadas com cuidado, confidencialidade e profissionalismo. No caso de se determinar que a conduta imprópria realmente ocorreu, a nossa Empresa executará as ações adequadas.

  • É POSSÍVEL O DENUNCIANTE INSERIR UMA NOVA INFORMAÇÃO E/OU COMPLEMENTAR UMA DENÚNCIA REALIZADA E QUE ESTÁ COM STATUS EM ANÁLISE?

    Sim, é possível. O denunciante deverá ir em Acompanhe a sua denúncia > Informações complementares > Enviar resposta.

  • HÁ POSSIBILIDADE DE CONSULTAR O STATUS DA DENÚNCIA?

    Sim, há possibilidade. Através do número de protocolo que é gerado e entregue ao denunciante na finalização da denúncia, ele pode consultar o status do registro da denúncia inserindo este número em Acompanhe a sua denúncia.

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