Aplicativo Meu TIM
Abrir/Baixar
o Aplicativo

Pular para o conteúdo [1]
ESCOLHA SUA REGIÃO VOCÊ ESTÁ EM:

Entenda o consumo de internet

  • 1 - Fique atento antes de baixar seus aplicativos

    Alguns aplicativos, ou “apps”, gastam mais da sua franquia de dados que os outros. Por isso, antes de baixar um app, não olhe apenas quanto ele consome na hora do download. Preste atenção também na relação de dados que ele vai acessar e consumir quando já estiver instalado. Essa relação é apresentada a você antes de baixar o aplicativo, no item “Detalhes da permissão”. Para baixar o app, você precisa concordar com as condições de uso, entre elas as permissões para acesso aos seus dados*.

  • 2 - Depois de instalados, os aplicativos continuam a consumir a franquia de internet móvel

    Depois de instalados no seu aparelho, alguns aplicativos continuarão consumindo seu pacote de dados, não só quando você os utilizar, mas também quando ocorrerem as atualizações e, ainda, por meio da coleta dos chamados dados de segundo plano. Essa coleta de dados de segundo plano pode ocorrer mesmo quando o aplicativo não está em uso.

  • 3 – Acompanhe o seu consumo de dados

    Você pode consultar seu consumo de dados através do site meutim.com.br ou no Aplicativo Meu TIM, disponível na Google Play, Apple Store e TIM Store. Se preferir, você pode enviar um SMS com a palavra “INTERNET” para o número 4141.

  • 4 - Saiba quanto você consome de internet antes de escolher sua franquia de dados

    Antes de contratar um plano de internet para o seu celular, vá ao nosso Simulador de Dados (http://www.tim.com.br/go/para-voce/internet/simulador-de-dados) e veja qual pacote se adequa melhor ao seu perfil de utilização de dados. Veja a relação de consumos médios, que também pode servir de referência para você.

    • Baixar um aplicativo: 15MB/aplicativo
    • Baixar um vídeo: 10MB/minuto de vídeo
    • Baixar uma música: 4MB/música
    • Assistir vídeos online (1 min): 2MB/minuto
    • Compartilhar uma foto em uma rede social: 350KB/foto
    • Baixar um e-mail com anexo: 350KB/página aberta + 5KB/mensagem
    • Acessar uma página na internet: 300KB/página aberta
    • Baixar um e-mail sem anexo: 10KB/e-mail sem anexo
    • APPs de mensagem instantânea: 5KB/mensagem
  • 5 - Fique atento ao usar aplicativos com publicidade

    Alguns aplicativos que baixamos no celular ou tablet vêm com anúncios, e para carregar esses anúncios, os apps precisam acessar a internet, o que consumirá dados da sua franquia se você estiver usando a internet móvel.

  • 6 - Aplicativos de mapas, rotas e GPS consomem grande volume de dados

    Diversos aplicativos utilizam recursos de localização (georreferenciamento) para indicar onde você está ou qual o caminho mais curto para se chegar a algum lugar, por exemplo. Tais ferramentas podem consumir dados do seu pacote, inclusive quando você não está usando o seu aparelho.

  • 7 - Streaming também consome o seu pacote de internet dados

    O streaming ocorre quando você escuta música ou assiste a um vídeo diretamente da internet, sem fazer o download do arquivo para o seu aparelho. Alguns exemplos de aplicativos de streaming de música ou vídeo são: Spotify, Deezer, Youtube, Netflix, etc.

    Essa transmissão contínua consome muitos dados do seu pacote de internet. Além disso, você terá que fazer um novo streaming cada vez que quiser escutar de novo aquela canção ou assistir ao vídeo.

  • 8 – Você pode controlar o consumo de dados dos seus aplicativos nas configurações do celular

    Para manter as informações e configurações atualizadas, os aplicativos instalados no seu smartphone ou tablet costumam a acessar a internet mesmo quando você não está usando. Depois que você começa a usar um aplicativo, é possível conferir o consumo real de dados que esse aplicativo utiliza do seu pacote. Acesse as configurações de seu aparelho e confira o consumo de cada aplicativo*. Em caso de dúvida, consulte o manual do fabricante.

  • 9 - Capas metálicas atrapalham o sinal da internet móvel

    Capas metálicas, como as de alumínio, podem causar interferências no seu celular ou tablet. Essas interferências podem prejudicar a transmissão ou recepção de dados do seu serviço de internet móvel. Isso ocorre porque alguns metais contidos nessas capas são ótimos condutores de energia eletromagnética, o que pode atrapalhar os circuitos que ficam dentro do seu aparelho, em especial na parte de trás do mesmo.

  • 10 - Celular pirata prejudica a navegação

    Por não passarem pelos devidos testes de qualidade, os celulares piratas ou não homologados podem prejudicar o desempenho da sua internet móvel, além de causar riscos à saúde e ao seu bolso, já que não possuem garantia ou assistência técnica. Não utilize celulares sem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para saber se um celular está homologado, procure o selo com a marca da Anatel, normalmente colocado no corpo do aparelho, atrás da bateria ou no manual do usuário.

  • 11 - Antes de contratar uma oferta de internet móvel, confirme se a franquia de dados oferecida está adequada ao seu caso

    Procure no regulamento da promoção informações sobre a franquia de dados móveis que você está contratando. A franquia é o limite de dados que você pode enviar e receber durante o ciclo de cobrança (dia, semana, mês).

* Ferramenta disponível apenas no sistema operacional Android.
** Ferramenta disponível nos sistemas operacionais Android e IOS.

TIM NA REDE: