Campos Eletromagnéticos

Para melhor entendimento sobre campos eletromagnéticos, radiação, segurança e pesquisa na telefonia celular, a TIM disponibiliza informações da publicação da Associação Nacional de Operadores Celulares (Acel) “Telefonia Celular – conheça bem essa tecnologia” – elaborada com base no estudo “Sistemas de Telefonia Celular: Atendendo ao Chamado da Razão”, realizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília. Clique aqui e confira.

A TIM monitora constantemente as emissões de radiação das ERBs, garantindo a segurança destas estruturas para a sociedade. Os cálculos e as medições consideram os casos de estações compartilhadas, em que são avaliados os parâmetros técnicos de transceptores e antenas de outras operadoras. Desta forma, todas as ERBs da empresa têm autorização da Anatel. A licença funciona como diretriz de rede para que todos os sites sejam implantados em locais permitidos pelo órgão competente local e autorizados por meio de licenças urbanísticas e ambientais quando aplicáveis. Informações adicionais nos sites Anatel e na cartilha divulgada pela Acel.

Informações importantes sobre Cuidados com as emissões eletromagnéticas

Válidas para todos os aparelhos celulares vendidos em nossa loja online.

Não utilize seu dispositivo perto de outros dispositivos eletrônicos.

  • A maioria dos dispositivos eletrônicos utiliza sinais de radiofrequência. Seu dispositivo poderá interferir com outros dispositivos eletrônicos.
  • Usar uma conexão de dados 4G pode causar interferência em outros dispositivos, tais como, equipamentos de áudio e telefones.

Não utilize o dispositivo em hospitais, aviões ou equipamentos automotivos que possam sofrer interferências de radiofrequência.

  • Se for possível, evite utilizar o dispositivo num raio de 15 cm de um marca-passos, porque o dispositivo poderá interferir com o marca-passos.

Para minimizar eventuais interferências com um marca-passos, utilize seu dispositivo no lado oposto do corpo em relação ao marca-passos.

  • Se utiliza equipamento medico, contate o fabricante do equipamento antes de usar o seu dispositivo para determinar se o equipamento poderá ou não ser afetado pelas radiofrequências emitidas pelo dispositivo.
  • Em um avião, o uso de dispositivos eletrônicos podem interferir com os instrumentos eletrônicos de navegação do avião. Certifique-se que o dispositivo esteja desligado durante a decolagem e o pouso. Depois de decolar, você poderá usar o dispositivo no modo avião se a equipe de bordo permitir.
  • Dispositivos eletrônicos no seu carro poderão não funcionar corretamente devido as interferências de radiofrequência do seu dispositivo. Contate o fabricante para obter mais informações. Não exponha o dispositivo a fumos intensos ou gases Fazer isso poderá danificar o exterior do dispositivo ou faze-lo funcionar mal.

Se utilizar um aparelho de audição, contate o fabricante para obter informações sobre interferências de radiofrequências.

A radiofrequência emitida pelo seu dispositivo pode interferir com alguns aparelhos de audição. Antes de usar o seu dispositivo, contate o fabricante para determinar se o seu aparelho de audição pode ou não ser afetado pelas radiofrequências emitidas pelo dispositivo.

Não utilize o seu dispositivo próximo de dispositivos ou aparelhos que emitam radiofrequências, tais como, sistemas de som ou torres de rádio.

As radiofrequências podem causar o mau funcionamento do dispositivo.